sábado, 16 de outubro de 2010

Bençãos e Gratidão


Lembranças, Obediência, Paz, Fortalecimento, Domínios, Privilégios, Raciocínios, Ímpios, Autênticações, Coragem, Fé, Inimigos, Orações, Edificação, Ensinamentos. 

A INGRATIDÃO É PRÓPRIA DOS ÍMPIOS.
"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantesm blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigo dos prazeres que amigos de Deus”. (2 Timóteo cap.3 vers.1 ao 4).
“...ingratos...” No grego é “acharistos”, “sem gratidão”, forma privativa de “charidzomai”, “ser grato”, “ser agradecido”. Esse pecado é também atribuído aos pagãos, em (Romanos cap.1 vers.21), no qual diz: “Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”.
A apostasia, portanto, será o levantamento do espírito pagão mais depravado, que não terá respeito por qualquer objeto sagrado, e que se mostrará totalmente deletério em seus intuitos e em sua atuação. Essa palavra pode ser encontrada em (Lucas cap.6 vers.35), no qual diz: “Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga, será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus”.

LEMBREMO-NOS DE TODAS AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS.
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”. 
(Salmos cap.103 vers.1 e 2).
Este salmo expressa ação de graças e louvor ao Senhor pelos privilégios e bênçãos que Ele outorga ao seu povo. Nunca devemos nos esquecer da bondade de Deus para conosco, nem deixar de lhe ser gratos por suas bênçãos derramadas sobre os seus mediante o Espírito Santo.
“Para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”. (Deuteronômio cap.8 vers.12 ao 14).
“Mas não correspondeu Ezequias aos benefícios que lhe foram feitos; pois o seu coração se exaltou. Pelo que houve a ira contra ele e contra Judá e Jerusalém”. (2 Crônicas cap.32 vers.25).
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. (João cap.14 vers.16).

AGRADEÇAMOS PELA PAZ.
“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”. (Colossenses cap.3 vers.15).
“...e sede agradecidos...” No grego temos a palavra “eucharistos”, “grato”, “cheio de gratidão”. Essa gratidão se dirige a Deus, no reconhecimento daquilo que Ele tem feito por nós, por intermédio de Cristo, sendo produzidas em nós a unificação e a confiança nEle, o que nos insuflou a esperança sobre a eternidade, o que ultrapassa o que pertence a esta esfera terrena.
Essa atuação divina nos infundiu esperança final, bem como boas razões para a existência.

AGRADEÇAMOS, JESUS NOS FORTALECE.
“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério”. (1 Timóteo cap.1 vers.12).
“...me fortaleceu...” isto é, “me capacitou”, “deu-me forças para tanto”. É mister que o servo de Cristo receba estatura espiritual suficiente; e mesmo depois disso é necessário que receba “forças” para tanto. A “chamada” é incluída aqui; e é bem provável que também esteja em foco o pensamento sobre os dons espirituais necessários para o serviço eficaz – porquanto tudo isso faz parte do que é preciso para que alguém seja autêntico servo de Cristo.

LOUVEMOS A DEUS COM GRATIDÃO NOS CORAÇÕES.
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”. (Colossenses cap.3 vers.16).
“...com gratidão, em vossos corações...” O cântico dos crentes, portanto, é uma autêntica “forma de adoração”, e essa adoração é atribuída, segundo diz a nossa versão portuguesa, a “...Deus...”, no que ela é apoiada pelo texto grego, ainda que outras traduções digam aqui “Senhor”. O “...coração...” é uma alusão ao “homem interior”, à “alma”, aquela porção do ser humano que é capaz de receber o toque divino, o “homem essencial”. Ficam envolvidos o “intelecto” e as “emoções” dos homens; mas, mais do que isso, ainda, o “espírito” humano é que expressa louvor e ação de graças ao Salvador de todos os homens.

OREMOS, VIGIEMOS, COM GRATIDÃO.
“Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos”. (Colossenses cap.4 vers.2).
Toda oração deveria ser misturada com gratidão, pois sem esse perfume, o incenso da devoção não tem um dos elementos fragrantes... a oração mais completa eleva-se confiante desde um coração grato, que tece a memória em esperança e que solicita muito, porquanto muito tem recebido... As ações de graças são a pena que dá asa à flecha da oração – a altura de onde nossas almas mais facilmente se elevam para os céus”.

SEJAMOS GRATOS A DEUS POR TUDO.
“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Efésios cap.5 vers.20).
Na adversidade, na bonança, no bem, no mal, no sucesso, no fracasso, em tudo, enfim o crente genuíno encontrará motivos para agradecer a seu Deus, até mesmo “...por tudo...”, e não apenas “em tudo”. Mas isso requer uma elevada consciência.No livro de (Romanos cap.8 vers.28), aprendemos o seguinte: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Aprendemos a saber, que “todas as coisas”, de acordo com o desígnio divino, visam “cooperar juntamente” para nosso bem-estar espiritualAlgumas vezes a fé transcende à razão, para que se possa confiar nessa declaração bíblica, sobretudo quando a tragédia nos atinge, na forma de “tragédia sem sentido”, que parece evidenciar um estado de caos no mundo.

VIVAMOS EM JESUS, FIRMES NA FÉ E COM GRATIDÃO.
“Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle, - enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”. 
(Colossenses cap.2 vers.6 e 7).
É recomendada a abundância de agradecimentos a Deus. Deveriam aqueles crentes reconhecer o que Cristo fizera, os frutos que já se tinham concretizado entre eles, para que se mostrassem gratos. O coração agradecido tem menos tendência de desviar-se; e os crentes felizes e gratos a Cristo não se deixam atrair por doutrinas estranhas. O agradecimento é salientado como a própria “atmosfera” em que os crentes devem viver e desenvolver-se espiritualmente.

QUE DEUS TE ABENÇÕE...
 (Leandro Borges)


Um comentário:

  1. Nossaa, msg Linda!!!
    Ameiii...
    Aprendi direitnhoo.
    Obg, seu blog está ótimo.

    Raquy


    =**

    ResponderExcluir


Quando você carrega uma Bíblia

Quando você carrega uma Bíblia,
Satanás fica com dor de cabeça...
Quando você abre a Bíblia,
Ele desmorona...
Quando ele vê você lendo a Bíblia,
Ele desmaia...
Quando ele vê você vivendo o que você lê,
Ele foge...
E quando você estiver a ponto de repassar esta mensagem . . .
Ele tentará desencorajar você . . .
Eu acabei de vencer estes obstáculos, pela Graça de Deus!
Alguém mais?
Um teste : Será que Deus
está em primeiro lugar em sua vida ?
Se estiver pare tudo
E observe o que Deus faz.
Amém!
(Leia mais...a Bíblia, e descobrirá coisas cincríveis para a tua vida! DEUS É
CONTIGO!)
A BÍBLIA NÃO ESTÁ LIGADA À RELIGIÃO:
simplesmente à DEUS E A VOCÊ! Pois fomos feito a
imagem e a semelhança do PAI!
Nosso Deus! Nosso Pai!
Dai GLÒRIA a tudo!!! Tenha um dia abençoado!!!!

Minha lista de blogs